Sejam Bem Vindos ao Blog da Mocidade Espírita Amigos do Bem!!!


Este é nosso canal de encontro onde manteremos um ambiente interativo para discussões de ideias, sugestões de estudos, dicas de livros, filmes, documentários, enfim, tudo sobre a Doutrina Espírita!


Contamos com sua participação!

23 de ago. de 2011

Revisão - Tipos de Mediunidade

Vamos testar nossos conhecimentos?? Basta responder Verdadeiro ou Falso para as frases abaixo. O primeiro que acertar todas as respostas ganhará um brinde!!!

Participe, deixe sua resposta nos comentários!

1 - Na psicografia, especialmente o médium intuitivo, o espírito envia a mensagem através da Glândula Pineal. (glândula endócrina, localizada na área central do cérebro, entre os dois hemisférios) Assim, o papel da alma não é absolutamente passivo, é ela que recebe o pensamento do espírito e o transmite. 

2 -  É um exemplo de psicografia semimecânica. O Espírito atua tanto na mente do médium como nos órgãos responsáveis pela locomoção dos membros usados na escrita.

3 - O médium semi-mecânico age como um intérprete. Os movimentos são voluntários e facultativos. Neste caso, o espírito não atua sobre a mão para movê-la, atua sobre a alma do médium, identificando-se com ela e lhe transmitindo suas ideias e vontades. O médium as capta e, voluntariamente, escreve. Importante: o espírito comunicante não substitui a alma do médium , ou seja: não abandona o corpo físico no momento em que escreve as mensagens dos espíritos. 

4 - Médiuns polígrafos são aqueles que mesmo sem saber ler ou escrever transmitem mensagens por meio da psicografia. 

5 - Médiuns poliglotas são aqueles que têm a faculdade de falar ou escrever em línguas em que não conhecem. São muito raros. 

6 - Na vidência,  por vezes, o médium não chega a ver com nitidez a figura: entrevê combinações e variações de cores, de acordo com a frequencia vibratória do ser que emite as radiações. 

7 - A vidência funciona através do chakra umeral - que recebe as vibrações e as transforma em faixa vibratória e possibilita a visão espiritual. 


8 - Aquele que vê um espírito pode conversar com ele? Perfeitamente, às vezes como uma pessoa viva, mas na maioria das vezes por transmissão de pensamento. O médium ouve através do mesmo chakra frontal. É um som inarticulado, “sentido” dentro do cérebro, mas ao mesmo tempo com todas as características da palavra articulada. A idéia penetra de forma audível. 

9 - Na psicofonia inconsciente o espírito não atua sobre os órgãos da fala do médium para falar, atua sobre a alma do médium, identificando-se com ela e imprimindo-lhe sua vontade e suas ideias. 

10 - A psicofonia inconsciente é a mais rara, e a psicofonia consciente é a mais comum, inclusive, é a mais presente em oradores quando manifestam a inspiração momentânea. 

11 - Na psicofonia consciente o espírito comunicante aproxima-se do médium e telepaticamente transmite as ideias que deseja anunciar. O médium até pode não transmiti-las, mas é obrigado a fazer em qualquer situação, pois é sua função. 

12 - Xenoglossia é um fenômeno metapsíquico no qual uma pessoa é capaz de falar idiomas que nunca aprendeu, como , por exemplo, uma pessoa começa a falar alemão fluentemente sem nunca ter aprendido alemão. 

13 - O ectoplasma - utilizado nas materializações, nas cirurgias espirituais e nos processos de cura intensos - é formado de 2 tipos de fluidos: as forças superiores do plano espiritual e dos encarnados. 

14 - De acordo com os ensinamento espíritas, é importante que o médium de cura desenvolva certas habilidades, tais como: disciplina, conhecimento espírita, gratuidade e humildade. 

15 -  Quando Jesus disse: a tua fé te curou, significa que o médium não tem influência sobre a cura, apenas a fé do indivíduo.

16 -  Kardec precisou da mediunidade de cura. Já depois das publicações das obras básicas, quando fazia suas viagens para consolidação do Espiritismo, por viajar no inverno, contraiu pneumonia. E recorreu a uma médium no interior da França. É uma história pouco conhecida, mas está lá no capítulo 5 do livro Obras Póstumas, item 8 denominado: da minha experiência com a mediunidade de cura. 


Um comentário:

  1. ninguém tentou a sorte?... tem livro esperando por vc!!!

    ResponderExcluir