PSICOGRAFIA
Segundo Kardec, a escrita manual é a mais simples, mais cômoda e sobretudo a mais completa de todas as formas de comunicação. Para o médium, é a faculdade mais suscetível de se desenvolver pelo exercício (L.M. Cap. XV)
Os médiuns psicógrafos podem ser classificados como:
MECÂNICOS
O espírito desencarnado atua sobre gânglios nervosos à altura do omoplata e, dessa forma, age diretamente sobre a mão do médium, impulsionando-a. Nesse caso, o espírito pode exprimir diretamente o seu pensamento.
Esse impulso independe da vontade do médium, ou seja, enquanto o espírito tem alguma coisa a escrever, movimenta a mão do médium sem interrupção.
COMO FUNCIONA
Através do Plexo Braquial (sistema raquidiano) formado pelos ramos anteriores do 5º, 6º, 7º e 8º nervos cervicais e 1º nervo dorsal. Abrange toda a região das espáduas (omoplata), braços, antebraços e mãos, com as fibras motores e sensitivas e age através do Chakra Umeral.
Os impulsos são sentidos como vibrações nervosas. O espírito se coloca atrás do médium, ou ao seu lado, fazendo contato com o chakra do aparelho, que dificilmente consegue resistir ao impulso recebido. (C. Pastorino)
O médium não tem a menor consciência do que escreve.
INTUITIVOS
O médium intuitivo age como um intérprete. Os movimentos são voluntários e facultativos. Neste caso, o espírito não atua sobre a mão para movê-la, atua sobre a alma do médium, identificando-se com ela e lhe transmitindo suas idéias e vontades. O médium as capta e, voluntariamente, escreve. Importante: o espírito comunicante não substitui a alma do médium, ou seja: não abandona o corpo físico no momento em que escreve as mensagens dos espíritos.
COMO FUNCIONA
O espírito envia a mensagem através da Glândula Pineal.(glândula endócrina, localizada na área central do cérebro, entre os dois hemisférios)
ž Assim, o papel da alma não é absolutamente passivo, é ela que recebe o pensamento do espírito e o transmite. O médium tem consciência do que escreve, embora não se trate do seu pensamento.
O médium tem consciência do que escreve.
MÉDIUM SEMIMECÂNICO
O médium semimecânico participa das duas condições anteriores. Sente a mão impulsionada, sem que seja pela vontade, mas ao mesmo tempo não tem consciência do que escreve, à medida que as palavras se formam. São os médiuns mais numerosos.
O médium tem consciência do que escreve à medida em que a mensagem é transmitida.
Médiuns Polígrafos
Os que mudam de caligrafia segundo o Espírito que se comunica ou têm a aptidão de reproduzir a letra que o Espírito comunicante tinha em vida. O primeiro caso é muito comum. O segundo, o da identidade da letra, é mais raro.
Médiuns Poliglotas
Os que têm a faculdade de falar ou de escrever em línguas que não conhecem. Muito raros.
Médiuns Iletrados
Os que só escrevem como médiuns, não sabendo ler nem escrever no seu estado habitual. Mais raro que os anteriores. Há maior dificuldade material a vencer.
Estudo legal!!!! sem chance é rafitcha ser poliglota hehe
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo Estudo esse.... Não percam o próximo, pessoal!
ResponderExcluir