Sejam Bem Vindos ao Blog da Mocidade Espírita Amigos do Bem!!!


Este é nosso canal de encontro onde manteremos um ambiente interativo para discussões de ideias, sugestões de estudos, dicas de livros, filmes, documentários, enfim, tudo sobre a Doutrina Espírita!


Contamos com sua participação!

6 de set. de 2011

ESTUDO DE EFEITOS FÍSICOS E MATERIALIZAÇÃO

No sábado dia 27 de Agosto continuamos nossos estudos sobre os Tipos de Mediunidade e dessa vez vimos a mediunidade de efeitos físicos e a materialização!


Para começar, estudamos a de efeitos físicos. O vídeo abaixo    narra os fenômenos de Daniel D. Home. Ele foi contemporâneo a Kardec, mas não se conheceram. Daniel não era espírita e não realizava esses feitos em nome do Espiritismo. No entanto, a sua mediunidade ( e não precisa ser espírita para possuí-la) ajudou a divulgar que existia inteligências extra-físicas... espíritos ... e que essa interação entre planos era possível.
Nesta classe de mediunidade, seus efeitos se revelam na forma de fenômenos objetivos, envolvendo elementos materiais que permitem exame direto por parte de todos os presentes encarnados, mesmo não sendo médiuns ostensivos. O médium de efeitos físicos é aquele que serve de intermediário em todos esses fenômenos, que são audíveis, visíveis e sensíveis aos sentidos humanos, onde, ao contrário da mediunidade de efeitos intelectuais, ele não é o agente produtor dos fenômenos, mas unicamente um elemento que fornece parte dos fluidos necessários aos trabalhos, porque há também necessidade de outros fluidos provindos de outras fontes.



Materialização

Estudamos, também, o fenômeno da materialização. Vimos que podem ser parciais e completas. Vamos seguir o esquema abaixo!
Na densificação, Para atuar sobre um objeto o espírito desencarnado combina o seu fluido perispiritual com o ectoplasma elaborado que foi preparado pela equipe espiritual, satura os espaços interatômicos e intermoleculares tornando-o mais densificado. Vejamos abaixo.
Nesse caso não há visualização, mas no caso que apresentamos abaixo existe. Observem...
Nas materializações parciais o médium fica consciente durante a realização dos fenômenos físicos. Para a realização das materializações parciais os espíritos precisam de uma quantidade bem maior de ectoplasma elaborado do que no caso da densificação  perispiritual. Abaixo tem um esquema:

Vimos também que além das parciais, existem as completas!
Ela é mais complexa e exige bastante do médium e da equipe da reunião mediúnica...
Nos fenômenos de materialização completa o médium entra em transe cataléptico e momentaneamente o duplo etérico se separa do perispírito. Vejam como funciona no esquema abaixo:
Olha só que questão interessante que observamos no estudo:
O médium e os assistentes, fornecem os fluidos para que as providências empreendidas no mundo espiritual se concretizem. Em conseqüência, tanto o médium quanto os assistentes, enquanto fornecem o ectoplasma de fenomenologia física, perdem peso corporal porque parte de sua matéria sólida se transforma em fluidos.
 Assim que se encerram os trabalhos, o ectoplasma e demais fluidos dispersos retornam para sua fonte de origem e se transformam, novamente, nos elementos orgânicos corporais, e os médiuns recuperam seu peso. Antes do ectoplasma retornar do médium é feito pela equipe espiritual uma filtragem e todo o fluído ectoplasmático que oferecer o mínimo de risco ao médium é eliminado.

É isso aí galera... em breve um novo estudo pinta por aqui!!